Notícia
5 verdades que vão te ajudar a iniciar um negócio
Empreendedores iniciantes devem entender como funciona o ecossistema e saber que negócios que fazem sucesso do dia para a noite são raridades
Quando Aytekin Tank se formou na faculdade, ele estava na dúvida se deveria se concentrar exclusivamente no empreendedorismo ou procurar um emprego que oferecesse estabilidade e dinheiro para pagar o aluguel. Hoje, ele é o CEO da JotForm, empresa que ele mesmo fundou para produzir formulários online.
Mas os bastidores de como começar um negócio tem muito menos glamour do que algumas pessoas podem imaginar. Em um artigo publicado no Entrepreneur, Tank lista cinco verdades que, quando conhecidas, podem diminuir os riscos de abrir um empreendimento.
1. Histórias de quem faz sucesso do dia para a noite são superestimadas
"Na indústria de tecnologia, você provavelmente já leu sobre sonhadores destemidos que lançaram suas startups contra todas as probabilidades: aqueles que optaram por construir negócios do zero em vez de buscar a segurança de um emprego das 9 às 17 horas", diz Tank. Na verdade, segundo ele, essas histórias são superestimadas.
Ele diz que o sucesso do dia para a noite não é impossível, mas a narrativa pode ser enganosa quando faz as pessoas acreditarem que devem abrir um negócio antes de estarem prontas. Tank se considera uma pessoa bastante avessa ao risco, então preferiu antes ter um emprego como programador para uma empresa de mídia de Nova York .
“Mas a questão é a seguinte: eu não desisti do meu sonho. Em vez disso, usei meu trabalho diário para alimentar minha paixão e aprendi lições valiosas sobre negócios e gerenciamento de equipes no processo”, afirma. “Cinco anos depois, me senti mais preparado e confiante para deixar meu emprego e abrir minha própria empresa, a JotForm”.
2. É importante entender o meio do empreendedorismo
Tank cita um artigo de Emily Heyward para a Harvard Business Review, no qual a autora aponta que há algumas coisas a se considerar antes de dar aquele salto cego com sua ideia de negócio.
“Como uma fundadora que trabalha ao lado de muitos outros fundadores, vi em primeira mão o que leva ao sucesso, bem como o que pode dar errado”, diz Heyward. “[O mercado] também nunca foi tão competitivo. As barreiras de entrada para iniciar um novo negócio estão cada vez mais baixas, à medida que a tecnologia se torna mais acessível e fácil de usar.”
Mas isso, segundo ela, não deve ser algo desencorajador. “Seja qual for a sua ideia, você deve sentir que não tem escolha a não ser começar este negócio específico neste momento”, escreve. Isso, segundo Tank, significa que uma conexão genuína com sua ideia é a chave para o sucesso.
"Eu não poderia concordar mais. Como CEO da JotForm, adoraria compartilhar as dicas e lições de especialistas que aprendi ao longo dos anos enquanto começava minha empresa para mais de sete milhões de usuários."
3. Cerque-se de mentores e colegas de confiança
“Ao contrário de outros empresários, acabei decidindo não ter um cofundador para construir meu negócio. No entanto, isso não significa que eu não confiei em pessoas incrivelmente inteligentes para me ajudar ao longo do caminho”, diz Tank.
Ele aconselha que, antes de mergulhar de cabeça em uma ideia, o empreendedor deve estar cercado de pessoas certas, como mentores e colegas que estão alguns passos à frente de onde o empreendedor deseja estar.
4. Crie valor para os clientes
É importante ter em mente que sempre haverá concorrentes mais populares do que seu negócio — então ficar se comparando o tempo todo não te ajudará em nada.
O melhor, segundo o autor, é se concentrar em criar valor para os clientes em vez de perseguir tendências: não se trata de quem é o primeiro, mas de quem o faz melhor. E o melhor hoje em dia, ele diz, é o negócio que entrega mais valor ao consumidor.
“Continue se perguntando: como posso fazer o melhor produto possível? Como posso continuar melhorando meus serviços?”, aconselha Tank.
5. Mantenha um relacionamento com clientes — com paixão pelo negócio
O principal conselho de Tank é que o empreendedor não seja genérico. Ele tem que estar disposto a se comunicar com seus consumidores, compartilhar seu propósito com eles e mostrar o que está impulsionando seus esforços. "Desenvolver uma voz e um relacionamento autêntico com as pessoas que compram seus produtos não apenas o ajuda a ganhar força, como dá mais significado ao seu trabalho."