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Especialista ensina como usar o WhatsApp a favor da sua empresa
A força das mídias sociais e o surgimento de novos apps de mensagens está mudando a forma como as pessoas se comunicam.
A força das mídias sociais e o surgimento de novos apps de mensagens está mudando a forma como as pessoas se comunicam. E para acompanhar essa evolução, muitas empresas também estão investindo em novas ferramentas de trabalho para lidar com o cliente de maneira mais rápida, eficiente e individual. Diante desse cenário, o aplicativo WhatsApp tem sido a grande solução para os micros e pequenos negócios, que ainda contam com uma equipe reduzida, verba limitada, mas também precisam ser assertivos na sua comunicação.
Não à toa, o WhatsApp foi considerado o aplicativo mais baixado no 2º trimestre de 2019, entre 1º de abril e 30 de junho. Segundo dados do Sensor Tower, consultoria voltada para a economia do mercado móvel, o bate-papo ultrapassou a marca de 180 milhões de downloads, com a soma das lojas dos sistemas Android e IPhone (IOS). Vale lembrar que o mensageiro também figurou a liderança no ranking durante o 1º trimestre deste ano, ultrapassando o gigante Facebook, que adquiriu o WhatsApp em 2014.
De olho nessa oportunidade de oferecer um serviço eficiente e com uma ferramenta simples, intuitiva e gratuita, a especialista em marketing digital para micro e pequenas empresas, Silvia Martins, explica como usar o aplicativo a favor do seu negócio. “O WhatsApp é uma ótima ferramenta para trabalhar SAC, venda online e pesquisa de satisfação. O app é acessível a todos e oferece um atendimento muito mais ágil e em tempo real ao cliente. Além de mensagens, através dele também é possível enviar fotos, vídeos e áudios sobre os produtos e até mesmo arquivos em Word, Excel e PDF, de contratos ou cardápio de restaurantes, por exemplo”, conta.
E para ajudar nessa tarefa, e ainda ser bem-sucedido com o uso do WhatsApp, a especialista e consultora de estratégias digitais oferece três maneiras de você usar o aplicativo dentro do seu negócio.
1. SAC
Com o crescimento das mídias sociais, muitos micros e pequenos negócios não dão prioridade no investimento de uma loja virtual, dando mais atenção às contas gratuitas de Facebook e Instagram. Pensando nesse movimento, uma maneira de reduzir o alto atendimento através de inbox e direct das redes sociais é oferecendo um número de WhatsApp. Assim, os clientes podem tirar suas dúvidas e ainda conversar com o atendimento sobre determinado produto.
2. Lista de Transmissão
Sabe aqueles clientes assíduos do seu restaurante ou que compram frequentemente os seus produtos? Por que não centralizar todos eles em uma lista de transmissão? Essa é uma estratégia bem mais eficiente e rápida para enviar as últimas ofertas, o cardápio da semana e até mesmo os lançamentos da estação para o maior número de clientes possíveis. Na prática, você só precisa selecionar os contatos e disparar a informação para todos, como se fosse um e-mail marketing, já que a mensagem é enviada individualmente para cada pessoa, não sendo possível identificar que esse conteúdo foi, na verdade, uma lista de transmissão. Dica: para que a lista de transmissão funcione, é preciso que os clientes tenham o contato da empresa salvo no celular.
3. Pesquisa de Satisfação
Com a mesma lógica da lista de transmissão, por que não utilizar esse banco de dados desses clientes para avaliar o seu negócio, o atendimento ou até mesmo os seus produtos? Faça um pequeno questionário e envie para os seus principais clientes. A ideia é obter um feedback verdadeiro em um curto espaço de tempo.