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Notícia

26/03/2018 09:12:06

Como analisar os dados da empresa a fim de obter melhores resultados?

A análise de dados contribui para a melhora dos processos empresariais, o que leva a ganhos de produtividade, rentabilidade e competitividade

Gestão e uma boa administração do negócio são cruciais para o sucesso da empresa. Além de ter tudo na ponta do lápis, acompanhar os números a fim de mudar a rota, se necessário, é fundamental para alcançar resultados positivos e alavancar o crescimento seja qual for o porte da empresa.

Para tomar decisões acertadas, inteligentes e que possam gerar bons resultados para o negócio, é necessário ter embasamento e contar com informações que permitam bom conhecimento sobre o mercado de atuação da empresa. A análise de dados é fundamental nesse processo.

De acordo com Haroldo Matsumoto, sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa, consultoria multidisciplinar especializada em gestão de negócios, de uma forma geral, a análise de dados contribui para a melhora dos processos empresariais, o que leva a ganhos de produtividade, rentabilidade e competitividade. Dessa forma, é um mecanismo essencial para que as marcas consigam se destacar, atrair clientes e, consequentemente, fechar novos negócios.

O especialista aponta que existem muitas métricas que podem ser mensuradas — ainda mais quando se trata do marketing digital — mas nem todas elas vão oferecer as informações que o empresário necessita. É preciso definir quais delas vão gerar impacto no negócio e acompanhá-las constantemente. Matsumoto dá dicas:

1. Retorno sobre Investimento

Também conhecida como ROI, essa métrica é importante para mensurar lucros e definir onde investir recursos. Com ela, é possível escolher as estratégias mais eficientes e com maior rentabilidade — inclusive, contribuem na implantação de novos projetos e investimentos.

2. Taxa de retenção de clientes

Já não é segredo que manter clientes é muito mais barato do que conquistar novos consumidores. Dessa forma, esse indicador permite entender quem são as pessoas que compram recorrentemente da marca, qual seu comportamento e o que as levam a escolher a marca X e não a Y. Se a taxa de retenção de clientes de determinada empresa é alta, é sinal de que possui consumidores satisfeitos e fiéis. Porém, se ela for baixa, então está na hora de repensar as estratégias de marketing e vendas.

3. Ticket médio

Este indicador evidencia qual o retorno médio gerado com todas as suas vendas. Ele pode ser medido com uma avaliação geral, que leva em consideração o resultado de toda a empresa em um período, o que leva a entender como está a produtividade e quais resultados gerados; ou com uma avaliação individual, que verifica o desempenho de cada um dos seus vendedores. É excelente para determinar a eficiência da equipe.

4. Custo de Aquisição do Cliente (CAC)

Essa métrica é bastante importante para os negócios, principalmente para avaliar o desempenho do departamento de marketing. O CAC tem como objetivo descobrir quanto custa cada um dos clientes conquistados com o trabalho de divulgação.

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