Notícia
Mitos e verdades sobre liderança
Um bom líder tem de ser o rei da popularidade ou mais importante é ter autoconhecimento? Jonas Duarte, sócio-diretor da Crescimentum, esclarece os principais chavões sobre o tema
Ao entrar em qualquer livraria, mais especificamente na seção de negócios, é possível encontrar um número enorme de livros sobre o mesmo tema: liderança. O mesmo acontece na internet. Numa rápida busca sobre o assunto, é fácil encontrar diversos blogueiros e palestrantes que dão dicas de como ser um bom líder.
São tantos os especialistas sobre o tema que, em vez de simplificar, esse excesso de informações complica ainda mais quem está tentando se aprimorar sobre o assunto. Há diversas linhas de pensamento e divergências sobre o que é ser um líder. Clichês não faltam.
Para Jonas Duarte, sócio-diretor da Crescimentum, empresa que treinou mais de 60 mil líderes, o assunto se tornou popular nos últimos cinco anos. Um dos motivos é que as empresas passaram a enxergar de forma mais clara a importância de ter bons líderes em seus quadros.
Pra ajudar a esclarecer o tema, Duarte analisou os principais clichês relacionados com o tema e apontou os principais mitos e verdades.
1. EXISTEM BONS E MAUS LÍDERES
Verdade. A principal diferença entre o bom e o mau líder está na consciência do papel que ele exerce. Ao se tornar líder, é fundamental deixar o ego de lado e começar a pensar no outro.
A prioridade de alguém que assume um cargo de liderança deixa de ser ele próprio e passa ser transformar os membros de sua equipe. Um erro comum dos maus líderes, por exemplo, é tentar disputar com seus funcionários.
2. LIDERANÇA É UM DOM NATURAL
Mito. Todos podem ser líderes. A diferença é que algumas pessoas querem muito liderar e, por isso, acabam trabalhando mais as suas habilidades. Mas, sem dúvida, a liderança pode ser desenvolvida em qualquer pessoa.
3. LIDERANÇA E POPULARIDADE ESTÃO CONECTADAS
Mito. Líderes impopulares também são capazes de feitos extraordinários. O melhor exemplo é Steve Jobs. Um bom líder é aquele que dá o exemplo e não o que é querido por todos. Às vezes, pessoas mais benquistas não chegam a resultado nenhum.
4. LIDERANÇA ESTÁ RELACIONADA À PERSONALIDADE E AO CARÁTER
Mito e verdade. A liderança não está relacionada à personalidade. Ser líder é uma atitude ligada a um cargo. A melhor explicação é que a liderança faz parte de um comportamento, ou seja, você não é um líder, você está um líder hoje.
Cada um é capaz de escolher a forma como se comporta, mas não sua personalidade. Por isso, liderança é uma questão de adaptação.
Mas a afirmação é verdadeira ao falar de caráter. Um bom líder é aquele inspira os outros a alcançar grandes objetivos. Uma boa índole é um dos elementos fundamentais para motivar e influenciar pessoas.
5. AUTOCONHECIMENTO É UM DAS CARACTERÍSTICAS MAIS IMPORTANTES DE UM LÍDER
Verdade. Liderar é algo que vem de dentro para fora. Um líder deve primeiramente liderar a ele mesmo e, depois, estender essa habilidade para os demais. O autoconhecimento é importante.
6. O LÍDER É RESPONSÁVEL POR TODAS AS DECISÕES
Mito. O melhor líder é aquele que deixa os outros executarem. Quanto mais as decisões do dia a dia forem delegadas, melhor.
A sala de um líder não pode virar um consultório médico, em que a pessoa entra, conta sua dificuldade e procura auxílio. O ideal é que o líder estimule a pensar diferente e a encontrar soluções para os problemas rotineiros.
Um bom líder tem de estar mais preocupado com o futuro. Um bom exemplo é pensar no plano de carreira para os funcionários.
7. LÍDERES TÊM DE TER A HABILIDADE DE EXTRAIR O MELHOR DO PIOR
Verdade. Esse é um grande desafio. É o chamado de “Efeito Pigmaleão”: fenômeno que estabelece uma relação entre as expectativas que se têm de uma pessoa e o seu desempenho.
Temos a tendência de delegar tarefas complexas para as pessoas consideradas mais competentes. Em vez de tentar desenvolver os talentos de quem achamos que tem mais dificuldade. O objetivo de um bom líder é fazer com as pessoas se tornem melhores.
8. SER LÍDER É TER A AGENDA LOTADA DE TAREFAS E COMPROMISSOS
Mito. Esse é um dos maiores enganos. Um líder, pelo contrário, tem de ter agenda com menos compromissos. O tempo dele deve ser dedicado a pensar em pessoas.
O objetivo é transformar o outro, ou seja, focar na pessoa atrás do crachá. O bom líder é aquele que sabe tirar o melhor de cada um.