Notícia
Promoções podem ser armadilhas para sua empresa
O barato pode sair caro? Entenda no artigo abaixo
Em tempos de crise a regra é clara: economizar é primordial. Buscar pelos produtos e serviços mais baratos para sua empresa pode se tornar uma obsessão no ramo dos negócios. Mas será que isso é realmente tão vantajoso assim? Como se dizia antigamente, o barato pode sair caro – mas realmente muito caro. Na telefonia, por exemplo, existem diversos casos de perdas irreparáveis, as mesmas que podem custar o bom funcionamento e a sobrevivência de uma companhia durante este período tão delicado da economia nacional.
Recentemente, alguns empresários do Sul do país se surpreenderam ao receber contas que chegam a 7 mil reais para pagar à empresa de telefonia. Isso é de quebrar as pernas, literalmente. O atendimento inicial que é prestado pela empresa contratada, como pós-vendas, relacionamento e suporte, já indicam se você terá problemas sérios ou não. Todo preço baixo demais deve ser questionado - promoções são ótimas para o bolso, mas para evitar surpresas futuras o cliente precisa estar atento à validade de vigência do produto; se é um valor promocional, se é um valor integral ou tem período de validade para depois alterar para o valor real; quais são as taxas cobradas nesse serviço; taxa rescisória (caso tenha); e saber até que ponto essa oferta será favorável ou não ao seu negócio. O segredo é não se precipitar.
Mesmo que a sua empresa tenha direitos judiciais, a burocracia do processo é lenta e demorada. Logo, a melhor forma de se prevenir de golpes ou propagandas enganosas, é buscar informações em sites como Reclame Aqui, Elogie Aqui e na Anatel. Ler e estudar o contrato oferecido e fazer o levantamento de todos os aspectos, positivos ou negativos. No ramo da telefonia não é difícil cair em uma oferta tentadora que muda de preço posteriormente, por isso, outra dica é procurar por amigos que já tenham efetuados serviços com a empresa. Algumas companhias de telefonia especializadas possuem assessorias específicas para ajudar os clientes a entenderem os contratos e os serviços que estão assinando e analisando o que de fato está sendo ofertado. É importante que a contratada também conheça minuciosamente a infraestrutura da sua empresa, para que saiba o que de melhor ela pode fazer por você e aonde precisam ocorrer melhoras.
Afinal, existem propagandas que podem "encher os olhos de muitos consumidores" especialmente em época de crise, que significa buscar alternativas e economizar o máximo que puder. Mas nem sempre preço baixo significa grande oportunidade de negócio. Onde tudo que é demais, deve-se tomar cuidado, comparar serviços e preços existentes praticados no mercado – são boas alternativas para escapar de grandes armadilhas.