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11/01/2016 09:21:17

Treinamento de equipe: despesa ou investimento?

Um treinamento é um investimento sempre que as atividades realizadas em seminários ou eventos deste tipo são direcionadas e satisfazem às necessidades que cada profissional possui

O “day after” é um divisor de águas na análise que uma empresa pode fazer ao classificar o que foi gasto em um evento de treinamento para o seu time de funcionários – consultoria externa, hotel, refeições, passagens aéreas, traslado etc. Mas qual é o termo certo para se usar: despesa ou investimento?

Um treinamento será despesa todas as vezes que, após ter desenvolvido um seminário de treinamento interno ou contratado uma consultoria especializada em desenvolvimento profissional, a empresa constatar que o dinheiro utilizado para esta atividade foi pelo ralo. Às vezes, os treinados se encantam com o palestrante por sua comunicação clara e atraente. Em outros casos, o visual da apresentação, a tecnologia empregada pelo palestrante, o lúdico e o humor satisfazem a plateia. Mas, no “day after”, todos se perguntam: “para que serve o que foi visto?”, “onde se aplica?”. Sem estas respostas, isso quer dizer que os conceitos e as habilidades propostas não atendem às expectativas ou necessidades que os funcionários têm. Foi um seminário brilhante, mas o evento, que seria de treinamento, foi uma despesa.

Um treinamento é um investimento sempre que as atividades realizadas em seminários ou eventos deste tipo são direcionadas e satisfazem às necessidades que cada profissional possui no desenvolvimento de determinadas habilidades específicas para o trabalho. Um treinamento customizado significa preencher lacunas ou espaços vazios de conhecimento ou competência que um determinado funcionário tem, e que o impede de ser mais produtivo em seu trabalho. Isto é investir corretamente na qualificação da mão de obra.

Assim, vendedores devem ser frequentemente treinados quanto à sua técnica de vendas, de negociação, de superação de objeções, de comunicação etc. Gerentes de equipes precisam aprender ou reciclar as suas habilidades de planejamento, de delegação, de tomada de decisão, liderança e motivação. Cada função e cada pessoa tem uma necessidade específica. Cabe à alta gerência de uma empresa usar seu raio-x para detectar eficazmente as necessidades de treinamento de seu time, recomendando ou requisitando a elaboração de programas de capacitação, que gerem resultados e não despesas.

Em tempo de desafios, treinar, qualificar e desenvolver profissionais serão sempre bons investimentos.

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